Antarte - Mobiliário Intemporal e Decoração de Interiores
DESCONTOS IMPERDÍVEIS | Até -25%

 

“O mobiliário torna-se intemporal quando a sua presença tem a capacidade de definir a alma de um espaço.”

Mário Rocha, CEO da Antarte

 

 

 

 

Produzimos peças de mobiliário que respeitam o design intemporal e a sustentabilidade.

 

 

 

Filosofia
Produzir mobiliário cujo design defina o conceito estético e a funcionalidade dos espaços em que se insere, recorrendo a matérias-primas cada vez mais sustentáveis.

Visão
Desejamos um planeta em que a nossa criatividade e design Made in Portugal tragam uma alma intemporal aos espaços e que daí decorra capacidade de gerar proveitos que também revertam para ações de responsabilidade social e ambiental.

Missão
Projetamos e fabricamos produtos que valorizam espaços em termos estéticos e funcionais. Temos orgulho no fabrico Made in Portugal, de criações de mobiliário de design elegante e intemporal.

 

  

 

História

 

 

1998 | A Fundação

 

A Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, no coração do cluster do mobiliário português, fundada por Mário e Zita Rocha, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte.

Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte” – Antarte.

 

 

 

2000 | A primeira fábrica

 

De imediato perceberam que a inovação era indispensável. Com a montagem da primeira unidade industrial em 2000, em Rebordosa, a marca dedicou-se ao mobiliário de design elegante e intemporal, com um padrão de qualidade de excelência.

 

 

2000 | Sydney: a primeira cidade a dar nome a uma coleção

 

A primeira coleção recebeu o nome 'Vanguarda' mas logo de seguida deu-se início a uma das características distintivas da marca: a designação das coleções de mobiliário com nomes de cidades  referenciais em lifestyle e que servem de inspiração ao design das mesmas. A primeira coleção recebeu o nome 'Sydney', sendo uma coleção completa para sala de jantar, sala de estar e quarto.

 

 

   

2000 | A primeira loja: Porto

 

A Antarte é uma marca 100 por cento portuguesa e uma referência em tendências em mobiliário e decoração em Portugal. A primeira loja foi inaugurada no ano 2000, no Porto.

A expansão da rede de retalho tem sido constante ao longo dos anos e atualmente a marca conta com 14 lojas em território nacional, de Braga a Vilamoura.

 

 

2002 | Início da Internacionalização

 

Em poucos anos, a marca avançou para os mercados externos. O primeiro destino foi Espanha em 2002. A internacionalização prosseguiu em 2009 com uma loja em Paris, e em 2010 em Genebra. Em 2012, arranca a expansão para o continente africano com a abertura de um ponto de venda na África do Sul. Seguiu-se Luanda em 2013 e dois anos depois Accra, no Gana e Marraquexe, em Marrocos. Em 2016,  foi a vez de Abidjan na Costa do Marfim e em 2017, São Tomé e Príncipe.

 

 

 

2010 | Cadeirão do Papa Bento XVI

 

Em 2010, a Antarte desenhou e produziu a cadeira do Papa Bento XVI, aquando da visita do sumo pontífice a Portugal. Foi a primeira de uma série de cadeirões criados para personalidades nacionais e internacionais de referência.

Feita com recurso a madeira de castanheiro, foi desenhada pelo arquiteto Audemaro Rocha. Para se chegar à versão final, foram necessários três protótipos e cerca de 76 horas de trabalho. O Papa solicitou que a cadeira fosse enviada para o Vaticano.

 

 

2012 | Cadeirão inspirado em José Mourinho

 

Em 2012, produz outra cadeira inspirada numa personalidade de referência: o treinador José Mourinho. Feita em madeira de folha de nogueira, com suportes em carbono, foi concebida pelos designers portugueses Rui Pedro Freire e José Luís Ferreira.

 

 

2012 | Cadeirão do Presidente da República

 

Ainda em 2012, a Antarte criou um cadeirão para o então Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Construído em folha de freixo prensada e idealizada pelo designer Paulo Lobo, a peça necessitou de três semanas de preparação, entre ensaios, testes e produção. No total envolveu 7 pessoas e 200 horas de trabalho.

 

 

2021 | Cadeirão do mister Fernando Santos

 

Em 2021, criou um cadeirão com as cores do país para o selecionador nacional, Fernando Santos. Todo o processo, desde o design à escolha dos materiais e cores, foi acompanhado pelo próprio selecionador nacional, com a personalização e manufatura levadas ao pormenor como mostram a colocação do monograma do mister ou a manufatura desde o pé ao remate do cadeirão.

 

 

 

2022 | Antarte Center

 

A nova sede da marca começa a funcionar. Projetada pelo conceituado gabinete de arquitetura Space Workers, é um edifício com diversas valências.

A primeira a entrar em funções, foi a unidade de produção de estofo para o fabrico de sofás, cadeiras, cadeirões, poltronas, camas e sommiers.

Seguiu-se um showroom conceptual com 800 m2, para expor em permanência as coleções da marca.

Mais tarde será inaugurado Museu Antarte, um espaço com 400 m2 para dar a conhecer a história da marca, máquinas e ferramentas de fabrico de mobiliário ao longo do tempo e exemplares de madeiras nativas portuguesas.

 

 

2023 | Banco “Expresso with Antarte”

 

A Antarte criou uma peça de arte urbana para assinalar os 50 anos do jornal Expresso: o banco “Expresso with Antarte”. Pretende ser um local de encontro e de incentivo à leitura.

O banco foi apresentado no dia 5 de janeiro de 2023 pelo fundador do jornal Expresso, Dr. Francisco Pinto Balsemão, e por Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte.

Desenhado pelo Antarte Design Center, após várias reuniões criativas entre a equipa da Antarte, liderada pelo CEO, Mário Rocha e Mónica Balsemão, Diretora de Marketing do Grupo IMPRESA, o desenvolvimento do projeto totalizou 180 horas. A produção de cada exemplar tem uma duração estimada de 28h30.

Os exemplares produzidos serão colocados nas sedes do Expresso, da SIC (Porto) e da Antarte e em praças centrais das 18 capitais de distrito de Portugal.

 

 

 

PESQUISAR PRODUTOS