Banco “Expresso with Antarte”: uma peça de arte urbana que celebra os 50 anos do jornal Expresso
O banco “Expresso with Antarte” pretende ser um local de encontro e de incentivo à leitura.
No ano em que o semanário Expresso completa meio século, a Antarte celebra 25 anos.
No âmbito das celebrações dos 50 anos do jornal Expresso, ambas as marcas avançaram numa parceria única e a Antarte criou uma peça que assinala a efeméride: o banco “Expresso with Antarte”.
O banco “Expresso with Antarte” pretende ser um local de encontro e de incentivo à leitura.
Desenhado pelo Antarte Design Center, após várias reuniões criativas entre a equipa da Antarte, liderada pelo CEO, Mário Rocha e Mónica Balsemão, Diretora de Marketing do Grupo IMPRESA, o desenvolvimento do projeto totalizou 180 horas.
Os materiais para a produção do banco foram pensados ao pormenor sendo utilizadas quatro matérias-primas. O assento é feito em madeira de floresta sustentável. Para as costas, onde estão estampadas as páginas do Expresso, a escolha recaiu sobre painéis em fenólico. O banco tem ainda uma árvore, símbolo de sempre da Antarte, feita em contraplacado marítimo e lacada com produtos específicos, para conferir durabilidade na exposição ao ar livre. Para os pés do banco foi utilizado aço inoxidável.
Tudo somado, a produção de cada exemplar, tem uma duração estimada de 28h30 entre todas as etapas. O custo de cada banco, ultrapassa os 4800 euros.
Os exemplares produzidos serão colocados nas sedes do Expresso, da SIC (Porto) e da Antarte e em praças centrais das 18 capitais de distrito de Portugal.